quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CIDADÃO BEM INFORMADO


MUITA INFORMAÇÃO NÃO RESOLVE

         O brasileiro nunca conseguiu ser tão bem informado como em nossos dias; nunca antes no mundo se viveu essa fartura de conhecimento. Trata-se de uma oferta tremenda de toda sorte de informação útil e até inútil. A internet, a TV aberta e por assinatura, jornais e revistas a mão, a informação barata e democrática, as bibliotecas virtuais se abrindo cada vez mais ao grande público.
         Mas diante deste cenário de tanta informação verdadeira e comprovada, se faz muita confusão também, fulano roubou ou não, ele fez ou não fez quilo que foi filmado, gravado e anotado, apesar das provas ?. Fico pensando no enorme contingente de pessoas sem formação que recebem essas informações tão importantes, sabem usá-las? Não.
Quem não tem boa formação escolar e técnica não consegue distinguir pra si a informação útil com a que é irrelevante; confundem-se pelo bombardeio de prós e contras; tal pessoa até desiste de tomar uma posição política ou filosófica, pois não está entendendo nada do que os jornais, revistas e blogs informam.
Eu acredito quando dizem que temos quase cinqüenta milhões de analfabetos funcionais e que boa parte tem preguiça de pensar. Aponta-se o dedo contra a Mídia dizendo que ela engana os pobres. O que é esse monstro chamado Mídia?, Esse termo genérico que confunde o povo.
Lamento em dizer que, a grande quantidade de verdades ditas e comprovadas não está fazendo diferença. A idiotização no Orkut, por exemplo, é patente, com “correntes” pra lá de idiotas; numa comunidade orkuteira que conheço, com mais de 700 membros, no fórum de debates, participam 20 pessoas no máximo e as enquetes são respondidas apenas por 30 pessoas;
É precipitado dizer que apenas 5% (cinco por cento) dos internautas se interessam por checar, interagir e opinar as informações recebidas pela rede, mas é o que parece. Eu sei que se tratando de internet, no universo dos blogs, há muita besteira e futilidades, mas há muita verdade sendo dita também; verdade que a TV aberta e comprometida não consegue veicular totalmente. 
Diante de tudo isso, se esbarra numa questão crucial – essas pessoas para quem se destina a farta e boa informação em jornais, revistas, TV , Internet, etc., enfim, essa oferta  de conhecimento, torna-se inútil para elas, informação sem valor para os 50 milhões de pessoas no Brasil que não tem boa formação educacional, estudaram pouco, praticamente sem formação política. Infelizmente, tais pessoas não conseguem entender nem 20 % do que recebem como informação e naturalmente, isso se reflete nas urnas, quando se vota de novo no camarada que sabiamente “rouba, mas faz”.
No Brasil, político famoso é o envolvido mais de uma vez em escândalos financeiros gritantes; a maioria destes acaba se reelegendo, pois a massa de desinformados, que não consegue absorver as verdades por falta de formação, não quer saber ou confunde o que recebeu como informação verdadeira sobre o tal político, a massa vota nele.
A informação que recebem e acabam absorvendo é: “ __Tudo isso é trama urdida pela oposição e/ou __Tudo  isso é invenção da Mídia”. A mídia é tão temida pelos que estão no poder, porque não dá pra comprar todo mundo; sempre tem alguns que não se vendem.  
Agora diante de tudo isso, pergunto – Essa gente graúda vai investir em Educação? Não. Informação sem educação não resolve não.



Pedro Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário