segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Assembleia de Deus comemora chegada de fundadores - 19 / 10.

Assembleia de Deus comemora chegada de fundadores

No dia 19 de novembro 1910,

Assembleia de Deus comemora chegada de fundadores (Foto: Rogério Uchôa)
Vestidos a caráter, atores encenam a chegada dos dois pastores (Foto: Rogério Uchôa)

Membros da Assembleia de Deus comemoraram, no dia 19/ 11, o centenário da chegada dos pastores Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Igreja. Segundo a história, os dois pastores suecos, vieram dos Estados Unidos em 1910, e aportaram em Belém no dia 19 de novembro do mesmo ano.

No dia 18 de junho de 1911, os pastores fundaram a Assembleia de Deus, que se tornou uma das maiores instituições religiosas do mundo. Hoje, são cerca de 60 milhões de fiéis espalhados em 162 países. Para celebrar os seus 100 anos de existência, a Assembleia de Deus tem realizado diversas atividades que contam um pouco de sua trajetória.

O encerramento da festividade ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de junho, nas novas instalações da Igreja, em Belém. A Igreja também projetou algumas metas para o seu centenário, entre elas a realização de 10 mil batismos, a construção de mil núcleos missionários, 100 novos templos e a doação de
500 toneladas de alimentos.

No evento do dia 19, até as condições do tempo estavam similares ao registrado um século atrás. “No dia em que eles chegaram a Belém, estava ventando muito e a maré estava jogando bastante”, afirmou o pastor Ronaldo Barata.

CELEBRAÇÃO
Durante a celebração, um barco saiu do trapiche do Complexo Ver-o-Rio, com vários convidados e atores, que encenavam os dois pastores e outros personagens da época, todos devidamente vestidos à caráter. Por volta das 18h, a embarcação se aproximou da escadinha da Estação das Docas.

Os atores entraram em um barco menor e foram transportados até o cais do porto, onde uma multidão de evangélicos já os aguardava. O pastor Ronaldo Barata afirma que a comemoração é uma forma de mostrar às pessoas como aconteceu a chegada dos pastores suecos a Belém, o que, meses depois, culminou na fundação da Assembleia de Deus.

“Foi uma ideia muito boa e muito bem aceita. Somos uma igreja genuinamente paraense. Após a criação, mudaram muitos poderes e paradigmas. A Assembleia de Deus foi fundada pela fé, e agora estamos caminhando para o nosso centenário”. Diz o pastor.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário