domingo, 27 de fevereiro de 2011

A QUESTÃO DOS HINÁRIOS ANTIGOS E OBRIGATÓRIOS



A QUESTÃO DOS HINÁRIOS ANTIGOS E 
OBRIGATÓRIOS
Harpa Cristã – hinário oficial das Assembléias de Deus. Um hinário pentecostal.

A Assembléia de Deus faz 100 anos este ano, a 18 de Junho, e ainda usa em sua liturgia o hinário conhecido como Harpa Cristã, ela tinha 524 hinos quando me converti. As canções da HC são numa linguagem antiga que não se pode mexer, tem hinos nos ritmos de polcas, valsas, marchas, hinos, etc., são belíssimos hinos sem dúvida, mas envelheceu. Algumas palavras nem se usam mais.
A tradição tem falado mais alto que a fé?, Pode ser. Lembro-me quando anos atrás se tentou criar uma Harpa Cristã Revisada com índice numérico de temas, para melhor acompanhar a liturgia. Foi “um Deus nos acuda”, logo a AD de Madureira se levantou contra e fez uma ferrenha campanha contra a revisão. A revisão ficou ótima, feita por grandes teólogos assembleianos como Antonio Gilberto, Nemuel Kesler, Abraão de Almeida, Estevam Ângelo e outros da CGADB.
A partir deste momento eu pude ver o quanto a tradição se sobrepõe a fé, o medo dos líderes das ADs perderem sua identidade. Temos que entender que Deus não muda, porém o homem culturalmente muda muito. Existem algumas AD que já estão aos poucos deixando de usar a harpa cristã, porque não é boa?, não , é por não se adequar mais aos dias de hoje. A primeira impressão da Harpa Cristã data de 1941, mas a data de boa parte dos  hinos é de 1929. 
É apenas um Belo Hinário que já cumpriu o seu papel nestes 100 anos. É como as cantatas de natal, só os aficionados gostam.
““ Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz;...” Isaias 43: 18, 19 (a)
“Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” Salmo 33: 3
Cantai o Novo Cântico ao Senhor – veja as referências – Salmos 40: 3// 96: 1//98: 1//144: 9//149 
Isaias – 42: 10  e  Apocalipse – 5: 9
Não pregamos o fim implacável dos hinários centenários, mas que os mesmos, segundo a vontade da maioria, tenham seu uso facultativo, sem a obrigatoriedade. São documentos da fé, devem ser preservados nos museus.  
 
Cantor Cristão – Hinário dos Batistas, poucas igrejas ainda o usam, os batistas são menos tradicionais que os assembleianos.
Novo Cântico – o hinário dos presbiterianos, ainda muito usado
 Há ainda o Hinário oficial dos Adventistas do Sétimo Dia e o Hinário da Congregação Cristã no Brasil, este último é o mais usado liturgicamente, eles não abrem mão mesmo.


Pedrovida12


Nenhum comentário:

Postar um comentário