quarta-feira, 17 de setembro de 2014

OS 12 PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA.

O mundo está clamando por líderes cuja integridade e preparo inspire grupos em todos os níveis. Há crise no cenário em qualquer nível – político, esportivo, religioso... Aqui, um conteúdo recomendável de Jonh Haggai, ferramenta de preparo dos alunos do Instituto que leva seu nome, e tem como missão o preparo e aprimoramento de líderes em todo o mundo há décadas - no Brasil, o Haggai celebra 35 anos.
Liderança “é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de leva-lo a atingir metas de permanentes benefícios que atendam as necessidades reais do grupo”. 

Os 12 princípios:



1. PRINCIPIO DA VISÃO Visão? É uma imagem clara de algo que o líder quer que seu grupo faça. De onde vem a visão? Qualquer visão vem de Deus, Tg 1.17. O líder deve ter noção das necessidades dos outros/mundo!
A liderança começa com uma visão. Todos os seguidores devem assimilar a visão. A visão é o fundamento da liderança.

2. O ESTABELECIMENTO DE METAS Ajustar o foco. Metas, objetivos...Estabelecer metas é escrever os passos que teremos que dar para a concretização da visão. As metas devem ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e tangíveis.
Como começar: Anote suas ideias, sem seguir lógica. Concentre-se. Anote defeitos e elogios... As metas simplificam o processo das tomadas de decisões; fortalece a saúde e gera respeito; é uma disciplina contínua.

3. O PRINCÍPIO DO AMOR  Amar a Deus/ Amar-se/Amar o Próximo.PRÓXIMO. Cultivar a amizade incondicional; nutrir interesse autêntico; compreender as diferenças; ouvir; tratar a todos igualmente; palavras de incentivo; enfatize os pontos fortes e as virtudes. O amor genuíno motiva os seguidores!

 4. O PRINCÍPIO DA HUMILDADE Pior do que a falta de humildade é a falsa humildade.
As pessoas seguem mais entusiasticamente aquele cuja motivação não é servir-se a si mesmo. A liderança que não possui essa qualidade perde a credibilidade. Servir o/se servir do Grupo. Falar acerca da humildade não o torna mais humilde, e sim, menos; quem é humilde não tem consciência disto.

5. O PRINCÍPIO AUTOCONTROLE A falta de autocontrole destrói a liderança. O autocontrole nos dá coragem para posicionarmos. O autocontrole conquista seguidores...
Como cultivá-lo: Discipline-se. Decida antecipadamente. Seja grato na adversidade. Domine os impulsos. Conheça seus limites... O autocontrole conquista seguidores e opositores para o líder.

6. O PRINCÍPIO COMUNICAÇÃO Algumas regras: A comunicação eficiente derruba barreiras; Conhecer o ouvinte e o meio – carta, e-mail, informativo etc. O objetivo – Informar; comover; convencer; entreter; ativar...

7. O PRINCÍPIO DO INVESTIMENTO Deus é provedor; Prioridades; Paciência; Não desanimar por uma ocasional falha na colheita; Crer nos resultados.

8. O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE Crise = oportunidade. Nossas maiores oportunidades nos aparecem habilmente disfarçadas em problemas insuperáveis: Admitir erros; assumir responsabilidade; avaliar prejuízos; eliminar as causas; reparar o que for possível; aprender com os erros; mudar os procedimentos. Os obstáculos realçam a liderança.

9. O PRINCÍPIO DA ENERGIA A energia de um líder é comunicado aos seus seguidores através de sua vitalidade física, se sua acuidade mental, de sua dedicação às tarefas e persistência nelas. As energias, física, intelectual e emocional do líder, são demonstradas por meio de sua dedicação à sua tarefa na medida em que crê em suas metas e se esforça para atingi-las.

10. O PRINCÍPIO DO PODER DA PERSISTÊNCIA O líder enfrentará dificuldades, desencorajamento, oposição, deserções, perseguição e traição. O poder da persistência lhe dará estabilidade e força para continuar. Dicas: Recorde a visão e focalize as metas.

11. O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE A distinção entre a autoridade interior e a exterior.
A autoridade interior. É uma convicção do que pode influenciar os membros do seu grupo para buscarem atingir as metas de permanente benefício. Desenvolver a autoconfiança. Acreditar na importância da missão.      Valorizar a relação com os outros. Buscar excelência.
A autoridade exterior. Influencia deriva dos símbolos.  Pode ser retirada de uma pessoa.

12. O PRINCÍPIO DA CONSCIENTIZAÇÃO O líder deve estar consciente do significado da liderança e seu papel: Viver estes 12 princípios.





Fonte: Líder Alpinista
Síntese de “Seja Um Líder de Verdade”, de J. Haggai. By Geraldinho Farias

Um comentário:

  1. Nem todos foram chamados para liderar. Para ser um líder é necessário saber se colocar no lugar dos outros.

    ResponderExcluir