domingo, 4 de outubro de 2015

Um “Palavrão” chamado CÉLULA !!



Os fatos religiosos de hoje são bem diferentes dos de antigamente; hoje o pentecostalismo, o Batismo no Espírito Santo já é aceito em quase todas as denominações evangélicas, praticamente já não há batistas que não adotem a doutrina pentecostal, apesar de não usarem o nome “Pentecostes”. As coisas mudam com o tempo, quando as pessoas aceitam aquilo que passam a entender – “ A vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando até ser dia perfeito” Pv 4: 18.




A “Visão Celular” que surgiu no final dos anos 1990 no Brasil trouxe a palavra CÉLULA, assim como o pentecostes e as “campanhas” eram rejeitadas e tidas como heresia, hoje células se tornou um termo proibido em muitos meios cristãos ignorantes, é incrível a “rotulação”, a oposição ao G-12, apenas então um método de evangelismo e discipulado desenvolvido na Colômbia e trazido ao Brasil por Ap. Valnice Milhomens e Ap. Renê Terra Nova, foi um sucesso metodológico e ao mesmo tempo um grande escândalo que ainda hoje rende muito.


Em Barretos-SP, conheço uma denominação que teve de mudar o nome da palavra Célula para CEP (Comunhão, Evangelismo e Pastoreamento), e olha que Barretos é uma cidade até moderna, mas está no Interior. A ignorância e desconhecimento franco sobre o assunto ainda é descomunal. Muitos babacas a serviço da confusão, fizeram apostilas e “estudos” , gravaram vídeos no YouTube falando mal do sistema de “Célula”, a palavra virou um termo non grato. Daí  surgiu a necessidade de se mudar o nome, usa: igreja-lar, grupo de comunhão, grupo familiar, CEP, Eclésia, grupo do lar, etc., pois a palavra CÉLULA é proibida, mas o método continua ativo.


Porque Célula ?, Célula na biologia. Unidade estrutural básica de um ser vivente. Uma Célula é a unidade básica estrutural de um corpo humano vivo.Célula é o menor órgão ou unidade organizada do corpo biológico e se multiplica formando tecidos, e como o próprio Cristo diz que sua igreja é o seu Corpo, daí usar-se o nome Célula para uma unidade ativa desse corpo. Não há nome melhor para denominar este pequeno grupo cristão que CÉLULA, mas virou palavrão, nome herege, tal o grau de religiosidade farisaica que os cristãos tradicionais têm que a palavra não pode ser usada em muitos lugares no Brasil.




Pedro Paulo Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário