quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Belém, 400 anos, minhas considerações.


Resultado de imagem para belém 400 anos



BELÉM, 400 anos, o que dizer sobre Belém ?!!, tantas coisas boas sobre essa cidade, começando pela cordialidade paraense. Dia desses, dias antes das comemorações dos 400 anos, estive em Belém, mais precisamente no Ver-O-Peso, eu, minha esposa e uma sobrinha, estivemos comendo peixe frito com açaí; eu pedia a senhora do quiosque que passasse "uma água" em um pequeno isopor que levávamos, a mulher lavou com sabão e bem lavado, fiquei grato; comemos, nos deliciamos e logo após choveu, encontramos alguém que nos levou cordialmente ao carro no estacionamento nos cobrindo com guarda-chuva. Belém completou 400 anos em 12 de Janeiro de 2016.


Resultado de imagem para belém 400 anos
Açaí com tapioca e peixe frito


Belém, do tacacá, do açaí, do sorvete de tucupi e tantos outros sabores, Belém da Assembléia de Deus, sim, foi aqui que surgiu essa grande Igreja pentecostal, em 1910, dois missionários suecos vindos dos Estados Unidos, pregaram a fé pentecostal, fundaram em Belém a primeira igreja pentecostal do Brasil, em 1911, sim o Centenário da Ass de Deus foi um sucesso, um grande evento.



Resultado de imagem para belém 400 anos
Tradicional Mercado do Ver-O-Peso


Que direi mais ?, Belém é mais conhecida pelos sabores e odores, gosto da "Bagunça Organizada" do Ver-O-Peso, do sorvete de tapioca da CAIRU; da Estação das Docas, do Bosque Rodrigues Alves, do Museu Goeldi. Uma vez ouvi Fafá de Belém cantar:

Belém, Belém do Tucupi
Belém, Belém do Tacacá
Belém, Belém do Açaí
Belém, Belém do meu Pará.


Resultado de imagem para templo assembléia de deus belém
Templo Central da Ass Deus Belém


Bem, voltando a questão cristã de Belém, é um interessante simbolismo, Belem que vem do Hebraico "beth'lehem" - 'casa de pão' e PARÁ - do Tupi - 'encontro das águas' ou 'águas abundantes'; e tudo isso dentro de um país chamado Brasil, do idioma Portugues significando braseiro, 'reunião de brasas'. Belém do forte catolicismo, do Círio, Belém do estilo caboclo, do chiado no falar, mas também Belém do Judeu, do Sefardita, das sinagogas, Belém morena e branca, negra e mestiça, uma Belém pra todos.  Belém é uma das melhores cidades para se curtir um ótimo turismo urbano. 





Pedro Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário